terça-feira, 10 de abril de 2007

Grandes Portugueses

No passado domingo (1/04/2007), assistimos a um episódio do “Diz que é uma Espécie de Magazine” totalmente voltado para a crítica ao facto dos telespectadores da RTP terem elegido Salazar como o “Grande Português” de todos os tempos. Peço perdão, mas acho que estou a cometer uma imprecisão, afinal o programa não foi totalmente dedicado á crítica pela vitória de Salazar, os “Tesourinhos Deprimentes”, e um sketch, não se referiam a este assunto, ao que parece bem mais polémico do que aquilo que eu inicialmente pensei.
Não percebi, o motivo de tanto gozo á volta do assunto. Eu não fiquei contente, com a vitória de Salazar, é claro que não fiquei, afinal a extrema-direita, não encaixa de todo nas minhas crenças politicas, preferia que tivesse ganho Álvaro Cunhal. Mas até que ponto, é que aquela votação é representativa da opinião de toda a população?
Não sei se me faço entender, mas há vários factores a ter em conta quando pensamos neste concurso e nas pessoas que votariam nele.
Bem, em primeiro lugar, todas as emissões do concurso foram transmitidas na RTP 1, em Domingos, se não estou em erro. Posso estar enganada, mas acho que a maioria dos Portugueses achou, os programas que davam á mesma hora, nas outras estações televisivas bem mais interessantes. E nem sequer preciso de ir muito longe para perceber isso. Quando, no dia da eleição perguntei ao meu pai quem achava que ia ganhar, ele nem sabia quem eram as figuras que estavam em jogo.
Tenho pena, mas receio que ainda haja uma boa parte da população que não está assim tão atenta aos programas transmitidos pela RTP, e prefere dedicar toda a sua atenção apenas a um canal, como a TVI, e a todos os seus programas, embora eles possam apresentar um nível cultural bastante reduzido, e com isto refiro-me em concreto ao programa “A Bela e o Mestre”, mas disso falarei noutra ocasião.
Voltando aos “Grandes Portugueses”, a votação, para a escolha entre um dos dez finalistas foi feita por telefone. Haveria assim tantas pessoas dispostas a gastar 0,60€ para votar neste concurso? Quanto a mim a resposta é obvia…
Isto é só a minha opinião, mas as pessoas que votaram neste concurso encaixam-se em três categorias: a extrema-direita (que votou em peso), alguns comunistas fanáticos por Álvaro Cunhal, e uma pequena parte da população, parte essa que é mais esclarecida e intelectualmente superior e consequentemente, percebeu a importância de votar noutras figuras que não Cunhal ou Salazar.
Certamente se a população fosse inquirida de outra maneira, teríamos uma agradável surpresa e D. Afonso Henriques ganharia a eleição. Mas tal como alguém disse Salazar nunca perdeu uma eleição, e assim como no tempo de Salazar, a maior parte dos votantes eram os seus apoiantes, o pelo menos das suas politicas, a única diferença é que desta vez houve oposição.
Não é preciso ser um génio para tirar estas conclusões em relação ao programa, todos nos percebemos isto logo á partida, por isso para mim, é totalmente incompreensível tanto alarido á volta disto, principalmente quando são os Gato a dedicar um programa inteiro ao assunto, sinceramente esperava muito mais do programa. Assuntos muito mais importantes como a emigração dos portugueses para Espanha, a universidade independente, o falso diploma de Sócrates, ou a irresponsabilidade dos jovens finalistas pareciam-me ser escolhas mais interesantes para eventuais criticas. Mas mais uma vez é só uma opinião.

Nana

0 observações sobre as parvidades que escrevo!: